APRESENTAÇÃO
Epóxi Fácil – Epo2U é um sistema epóxi de fácil dosagem por VOLUME. Usado em aplicações isentas de solventes com boa retenção de cores e acabamento brilhante. O sistema é altamente resistente ao “blushing” sendo em película ou não. Tem grande resistência ao amarelamento e calcinação, causados pela radiação UV (ultra-violeta). Aceita pequenos erros de dosagem, sem prejudicar o acabamento, apenas com uma modificação na dureza final.
VANTAGENS
Excelente transparência e boa retenção de cores
Facilidade de dosagem em volume (10:10)
Contração mínima. Não libera subprodutos.
Resistência química elevada e a umidade e sol.
Estabilidade aos ciclos térmicos, impactos e ações mecânicas.
Boa adesão
CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES
Epo 2 U – A Epo 2 U -B
Aparência Líquido translúcido límpido Líquido límpido levemente amarelado
Viscosidade,25o C,cPs 300 a 600 300 a 600
PROPRIEDADES DE MANIPULAÇÃO
Viscosidade da mistura, 25° C, cPs 300 a 600
Proporção de mistura (Resina: Endurecedor) 10:10 partes em volume
Temperatura de manipulação (º C) 18 – 30.
Tempo de utilização da mistura 100 ml (gel time) a 25º C 40 a 50 min.
Tempo de secagem a toque (100 ml em película, 25º C) 4 a 5 horas.
Cura total a 25º C constante. 7 dias
ARMAZENAGEM
Resinas epóxis são estáveis por um longo período de tempo à temperatura ambiente. Devem ser armazenados em locais seco e ventilado entre 18 a 30º C, longe do sol e chuva, protegido e preferencialmente nas embalagens originais.
Vida útil: Dentro das especificações de armazenagem, as embalagens não abertas tem vida útil garantida de no mínimo 12 (doze) meses, a partir da data de fabricação.
TOXICOLOGIA
Riscos a serem observados no manuseio da resina
Pele: A resina epóxi é essencialmente não irritante a pele, todavia pode causar sensibilidade. A susceptibilidade a irritações de pele ou sua sensibilidade varia de pessoa para pessoa.
Inalação: Inalação de vapores de não é considerada um problema, a não ser que a resina esteja aquecida quando poderá causar leve irritação das vias aéreas superiores se a exposição for prolongada.
Ingestão: A resina apresenta baixa toxicidade oral.
Contato com os olhos: O contato com os olhos pode resultar somente em uma leve irritação temporária.
Riscos a serem observados no manuseio do endurecedor
O endurecedor é potencialmente capaz de causar irritações de pele e dos olhos, às vezes
queimaduras, dependendo da severidade do contato. Usar EPI adequado.
PRECAUÇÕES NO MANUSEIO DO SISTEMA
Instruções contínuas ao pessoal envolvido no manuseio dos compostos químicos deverão ser dadas no que tange às consequências do contato com a pele, olhos e inalação, tanto quanto as precauções necessárias para a operação segura.
Resinas epóxis e seus endurecedores podem causar intoxicações e portanto devem ser manuseadas com segurança, seguindo três princípios básicos:
EVITE CONTATO COM A PELE OU COM OS OLHOS
EVITE INALAR VAPORES
EVITE A INGESTÃO
Vestimenta apropriada e EPI’s são desejáveis para evitar o contato. O tipo específico de vestimenta depende da operação a ser realizada. Vestimenta improvisada aumenta o risco de acidentes..
A contaminação da área de trabalho dever ser minimizada pelo emprego de recursos capazes de evitar esta contaminação, tais como mesas e aparelhos para processamento limpos e dispostos com segurança. O local de aplicação deve ser isolado de outras áreas de trabalho a fim de evitar a exposição de pessoas e equipamentos de áreas adjacentes.
O contato com o material pode ser evitado pelo uso de luvas ou papel absorvente em caso de derramamento.
A inalação de vapores pode ser prevenida com suficiente ventilação.
OBSERVAÇÕES
As informações e dados contidos neste boletim, correspondem aos nossos conhecimentos atuais corrigidos por pessoal técnico capacitado e confiável. Devem ser tomados como orientação, e indicações de uso não são sugestões para se infringir qualquer patente ou legislação. O usuário deverá testar o desempenho em suas condições específicas, contando com informações que possamos fornecer. Nossa responsabilidade restringe-se a qualidade do nosso material e a reposição
do que comprovadamente esteja fora de nossos parâmetros, uma vez que não temos controle sobre os processos e usos por parte de terceiros.