Epoxi Facil – Epo2U – resina para uso em volume.

APRESENTAÇÃO
Epóxi Fácil – Epo2U é um sistema epóxi de fácil dosagem por VOLUME. Usado em aplicações isentas de solventes com boa retenção de cores e acabamento brilhante. O sistema é altamente resistente ao “blushing” sendo em película ou não. Tem grande resistência ao amarelamento e calcinação, causados pela radiação UV (ultra-violeta). Aceita pequenos erros de dosagem, sem prejudicar o acabamento, apenas com uma modificação na dureza final.

VANTAGENS
 Excelente transparência e boa retenção de cores
 Facilidade de dosagem em volume (10:10)
 Contração mínima. Não libera subprodutos.
 Resistência química elevada e a umidade e sol.
 Estabilidade aos ciclos térmicos, impactos e ações mecânicas.
 Boa adesão

CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES
Epo 2 U – A                                                                                       Epo 2 U -B
Aparência                              Líquido translúcido límpido                                        Líquido límpido levemente amarelado
Viscosidade,25o C,cPs                      300 a 600                                                                                      300 a 600

PROPRIEDADES DE MANIPULAÇÃO
Viscosidade da mistura, 25° C, cPs 300 a 600
Proporção de mistura (Resina: Endurecedor) 10:10 partes em volume
Temperatura de manipulação (º C) 18 – 30.
Tempo de utilização da mistura 100 ml (gel time) a 25º C 40 a 50 min.
Tempo de secagem a toque (100 ml em película, 25º C) 4 a 5 horas.
Cura total a 25º C constante. 7 dias

ARMAZENAGEM
Resinas epóxis são estáveis por um longo período de tempo à temperatura ambiente. Devem ser armazenados em locais seco e ventilado entre 18 a 30º C, longe do sol e chuva, protegido e preferencialmente nas embalagens originais.
Vida útil: Dentro das especificações de armazenagem, as embalagens não abertas tem vida útil garantida de no mínimo 12 (doze) meses, a partir da data de fabricação.

TOXICOLOGIA
 Riscos a serem observados no manuseio da resina
Pele: A resina epóxi é essencialmente não irritante a pele, todavia pode causar sensibilidade. A susceptibilidade a irritações de pele ou sua sensibilidade varia de pessoa para pessoa.
Inalação: Inalação de vapores de não é considerada um problema, a não ser que a resina esteja aquecida quando poderá causar leve irritação das vias aéreas superiores se a exposição for prolongada.
Ingestão: A resina apresenta baixa toxicidade oral.
Contato com os olhos: O contato com os olhos pode resultar somente em uma leve irritação temporária.
 Riscos a serem observados no manuseio do endurecedor
O endurecedor é potencialmente capaz de causar irritações de pele e dos olhos, às vezes
queimaduras, dependendo da severidade do contato. Usar EPI adequado.

PRECAUÇÕES NO MANUSEIO DO SISTEMA
 Instruções contínuas ao pessoal envolvido no manuseio dos compostos químicos deverão ser dadas no que tange às consequências do contato com a pele, olhos e inalação, tanto quanto as precauções necessárias para a operação segura.
 Resinas epóxis e seus endurecedores podem causar intoxicações e portanto devem ser manuseadas com segurança, seguindo três princípios básicos:
 EVITE CONTATO COM A PELE OU COM OS OLHOS
 EVITE INALAR VAPORES
 EVITE A INGESTÃO
 Vestimenta apropriada e EPI’s são desejáveis para evitar o contato. O tipo específico de vestimenta depende da operação a ser realizada. Vestimenta improvisada aumenta o risco de acidentes..
 A contaminação da área de trabalho dever ser minimizada pelo emprego de recursos capazes de evitar esta contaminação, tais como mesas e aparelhos para processamento limpos e dispostos com segurança. O local de aplicação deve ser isolado de outras áreas de trabalho a fim de evitar a exposição de pessoas e equipamentos de áreas adjacentes.
 O contato com o material pode ser evitado pelo uso de luvas ou papel absorvente em caso de derramamento.
 A inalação de vapores pode ser prevenida com suficiente ventilação.

OBSERVAÇÕES
As informações e dados contidos neste boletim, correspondem aos nossos conhecimentos atuais corrigidos por pessoal técnico capacitado e confiável. Devem ser tomados como orientação, e indicações de uso não são sugestões para se infringir qualquer patente ou legislação. O usuário deverá testar o desempenho em suas condições específicas, contando com informações que possamos fornecer. Nossa responsabilidade restringe-se a qualidade do nosso material e a reposição
do que comprovadamente esteja fora de nossos parâmetros, uma vez que não temos controle sobre os processos e usos por parte de terceiros.